ARQUIVADO EM:


Acho que nem é preciso fazer uma introdução detalhada sobre a crise hidrica do Brasil. Cresci ouvindo a frase " economize agua " e embora nunca tenha feito nada mirabolante , tenho a conciencia de que nunca desperdicei agua demasiadamente. Não é de hoje que reclamo quando vejo alguem lavando a calçada ( que nem estava suja, vejo muito isso em condomínios e quase arranco o cabelo de tanto nervoso) e homens lavando o carro. (meu namorado é a prova de como "pareço" chata quando ele esta lavando o carro). O fato é ,  mesmo você tendo economizado agua a vida inteira ou se você nunca teve o habito : - A situação esta seria ! Serissima e não podemos brincar com a sorte ! Não adianta culpar um ou outro , estamos nesta situaçao por diversos motivos que nem quero comentar ! O habito de economizar agua ja devia fazer parte da nossa rotina bem antes deste assunto " bombar " mas enfim, o que precisamos agora é encontrar maneiras de prolongar ao máximo o pouco de agua que ainda temos até conseguir nos recuperar. Se chegarmos a isso!
Andei pesquisando muito sobre o assunto nas ultimas semanas e incluvise estou mudando alguns hábitos aqui em casa com a minha familia .Tentei não falar disso aqui no blog, mas não consigo ficar falando de outras coisas , com um assunto tao serio e apavorante rolando . Separei 10 dicas praticas para incorporar no meu dia-a-dia e vou compartilhar com vocês :


REUTILIZE A AGUA DA MAQUINA DE LAVAR : Já parou pra pensar na quantidade de agua que você joga fora depois de uma lavagem ?Maquina de lavar roupa consume muita agua , entao a primeira dica é : sempre a utilize na capacidade maxima ! Desde que minha mãe começou a reutilizar a agua para lavar o quintal , até ela ficou de boca aberta. É muita agua ! Como temos um cachorrinho , ela gosta de lavar sempre o lugar que ele fica e a agua da maquina está sendo muito útil pra fazer isso. No meu feed do facebook apareceu uma imagem  mostrando uma maneira muito bacana de armazenar essa agua , achei super fácil de fazer em casa:





Achei um video também que usa este procedimento :





 A AGUA DO BANHO TAMBÉM PODE SER REUTILIZADA : Outra forma muito legal de economizar ( e bastante!) agua é reutilizando a agua do banho . ( você pode entender melhor, clicando AQUI ) Você pode colocar uma bacia grande sob os pés , armazenar num tambor como este mostrado acima e usar nas descargas . O banheiro é necessidade básica , mas pense , não é necessário usar agua tratada e limpa para este fim , né ? Alem de reutilizar , você estará poupando 20 litros de agua,  que é equivalente a cada descarga. Olha que bacana esta ideia :



AGUA DA CHUVA TAMBÉM É BEM VINDA : Meu namorado é super preocupado com o carro e agora aproveita a chuva para lava-lo. Quem tem cachorro em casa e precisa lavar o quintal " com frequência " pode usar a agua da chuva para ele fim também !

VARRA A CALÇADA COM A VASSOURA : Parece obvio, mas algumas pessoas infelizmente tem o costume de varrer com a agua da mangueira ! Não é possível ! Varrer está de bom tamanho e se realmente precisar lavar , utilize uma das formas citadas acima .

REUTILIZE A AGUA DO AQUÁRIO: Ao invés de jogar fora a agua do aquário após trocar, jogue nas plantas. Esta agua é rica em componentes importantes pra planta , como nitrogênio e fosforo.

PLANTAS: Se você tem o costume de " regar " suas plantas com mangueira, substituía por um regador. O consumo da agua diminui consideravalemente.

CUIDADO COM VAZAMENTOS:  Um furo de 2mm gasta 96 mil litros em 1 mês , que é equivalente a 10 carros-pipas de agua tratada e limpa simplesmente descartada! Entao preste atençao nas torneiras , se estao bem fechadas ou se há algum tipo de vazamento . 

HORA DO BANHO NÃO É HORA DE PENSAR NA VIDA : Pense na quantidade de agua que se vai pelo ralo enquanto você esta pensando em que roupa usar em tal festa! Melhor achar outra hora para pensar na vida . Que tal aderir ao estilo " banho de gato " ? Pois é , um banho de 5 minutos já é o suficiente ! E lembre-se: sempre feche o chuveiro quando estiver ensaboando seu corpo e cabelo .

NÃO POLUA : Poluição e o manutençao da agua sao coisas extremamente importantes e que caminham juntas . Não jogue lixo na rua , pois a agua das chuvas pode leva-lo para as represas. Outra coisa , na hora de lavar a louça não deixe que restos de comida se vão pelo ralo e em hipotese alguma jogue óleo na pia , isso dificulta o tratamento da agua .

MUDE SEUS HÁBITOS: Se você nunca experimentou economizar agua , tente agora.  Tente de verdade!E se a situaçao se normalizar- o que é quase impossivel- , continue ! É bem aquela frase : " Dar valor somente quando perde ". Não adianta ficar preocupado com a falta de agua, ver noticias e mais noticias sobre , falar sobre o assunto e não exercer , fazer sua parte, sabe ? Acredite , cada pessoa faz uma diferença gigantesca ! A mudança começa nas coisas corriqueiras do dia-a dia e cada pequeno gesto significa muito para o planeta e para o próximo.

Essas foram algumas dicas de muitos blogs que li. Você pode encontrar os creditos e mais um milhao de dicas no google .  O que fica realmente deste post é que precisamos poupar o máximo que podemos e reutilizar. Reutilizaçao é a palavra chave , para que talvez , saiamos dessa difícil situaçao.



Compartilhe as dicas com amigos , com os familiares. Fale disso na fila da padaria, do banco... Precisamos ser consientes e lutarmos juntos por esta causa, afinal , agua é vida ! Tem alguma dica legal pra compartilhar ? Deixe  nos comentarios, ta ? 

XOXO

INSTAGRAM:@giselrogge


3 comentários:

  1. Acho suas dicas muuuito válidas.
    Apesar de onde eu moro (ainda) não estar em crise e termos nosso próprio poço, eu sempre fico alertando o pessoal que mora aqui quanto ao disperdício. Acho o cúmulo LAVAR a calçada. Ainda mais todos os dias, como vejo muitas pessoas fazendo.

    Não sabia das dicas da máquina de lavar e nem pensei na do banho. Passei adiante. :)

    [N]ayh's Wonderland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê graças a Deus e continue alertando , pois aqui as coisas estao dificeis! Sempre fiquei nervosa com pessoas lavando a calçada e mesmo na situaçao que a gente se encontra , ainda vejo ! Aff ! Sabe Nayh... acho que o ato de economizar agua ja davia fazer parte dos nossos dias. Sempre, sabe? Independente se tem abundancia de agua ou falta. Mas sabe como é as coisas , ne ? =(

      Passe as dicas adiante mesmo ! :) beijos

      Excluir
  2. Oi gi!

    atualmente se não economizar, ficar sem mesmo, então ninguém tem mesmo escolha.
    Eu sou super a favor de economia, até porque sou SUPER ecochata (daquelas que reclama do lixo que ninguém recicla, das embalagens em demasia, da contaminação da comida com pesticidas, da poluição dos carros e etc) e acho que independente de tudo precisamos saber viver com o essencial com racionalidade para não nos faltar.

    No entanto, o principal ponto da economia de água, na minha visão, é a participação política. A água é um bem de todos e essencial a vida humana, mas quem gere esse bem atualmente não tem pensado dessa forma. E não estou falando da Sabesp ou governo de SP, estou falando de forma universal, no mundo todo. Quase que a totalidade da água é utilizada em um modelo de produção alimentícia questionável. Planta-se muita soja, muito milho e etc, para alimentar gado (que consome muita água), para atender uma demanda pequena (pouca gente come boi no mundo). Isso é insano. E não temos feito muito para barrar isso. No ritmo que vai o mundo ficará sem água em um tempo não muito longo.

    Além disso, em uma escala menor, perde-se MUITA água com falta de estrutura. No brasil, em alguns estados, cerca de 70% da água se perde antes de chegar as pessoas. Isso é terrível e não temos feito muito para mudar. Em SP, um estado super desenvolvido, esse número é alto também.
    Isso é falta de investimento das empresas em melhorar a rede de abastecimento (fazendo com que a água chegue a todos de forma a perder o mínimo possível). Claro que esses investimentos são caros e reduzem os lucros das empresas, por isso dificilmente farão de "boa vontade". Para isso ocorrer a população precisa cobrar e exigir, coisa que aqui, ninguém se importa muito.

    Portanto, não está na lista, mas eu acho fundamental essa participação política. porque se a gente apenas mudar pequenos hábitos da vida cotidiana não reverteremos a situação de escassez de água (por mais boa vontade que tenhamos). Claro que é MUITO importante tudo isso que você citou. A mudança começa pela gente. Porém ela não pode parar ai. Precisamos ser conscientes com tudo, com nossos hábitos e nossa responsabilidade diante da sociedade. Em coisas pequenas (como tomar um banho racional) e coisas grandes (como acompanhar e exigir de governos e empresas que eles trabalhem em prol dos interesses da sociedade e não somente deles).

    um grande beijo :*

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito bem vindo por aqui.Criticas construtivas e ideias tambem! ♥

Oi , aqui é a Gi e este é o espaço onde expresso e compartilho tudo o que acho criativo e inspirador. Trabalhos manuais , fotografia , coisas de mulherzinha e costura sao algumas das minhas paixoes. Assim como gatos , coisas fofas e livros.

https://www.facebook.com/pages/Dojeitinhodagi/494470377240076?fref=ts http://instagram.com/giselerogge https://www.youtube.com/channel/UCoTNNAodoF7s3mjd7qSg5zA/featured https://plus.google.com/u/0/112659168155841766313 http://www.pinterest.com/giselerogge/ gisellerogge@gmail.com

Facebook

leitores

instagram

Inscreva-se no canal

Anuncie

siga por email

Google+

Mais lidos do mês!

Lojas parceiras

Importante

Todas as imagens e textos deste blog são de minha autoria (quando não são , é devidamente sinalizado) . É expressamente proibido qualquer tipo de reprodução sem autorização e sem serem dados os devidos créditos.