13 dezembro 2013

RESENHA| A culpa é das estrelas

Primeiramente , essa não será somente uma resenha. Vai ter desafabos e eu sinto muito por isso. A culpa é das estrelas é um livro que me chamou atenção durante dois meses. Finalmente li . Foi um livro que , mesmo tratando de um assunto que me causa imensa dor , me prendeu a ponto de querer saber o fim da historia.

O livro conta a historia de Hazel Grace uma jovem de dezesseis anos diagnosticada com câncer terminal. Tireoide com metastase nos pulmões. Conhece Augusthus Walters , um jovem de dezessete anos, no grupo de Apoio para crianças com Câncer . Os dois se apaixonaram e na saída do grupo de apoio já se aproximaram. Gus , pelo que retrata no livro é um gato. Musculoso de olhos azuis. Com uma " pitada de osteossarcoma". 

Achei Hazel uma personagem e tanto. Forte , áspera , divertida e realista. Daquelas pessoas que tem resposta pronta pra tudo , sabe ?! Um tanto quanto pessimista , mas O.K , afinal, ela leva uma vida tao incerta e ela odiava ver seus pais sofrendo .

"Contei ao Augustus a versão resumida do meu milagre: diagnosticada com câncer de tireoide em estagio IV aos treze anos. ( não contei que o diagnóstico veio trés meses depois da minha primeira menstruação. Tipo : Parabéns! Você é uma mulher . Agora morra .) E , foi o que nos disseram, era incurável." pagina 29



Hazel, que a principio, não queria se apegar a nada , exceto a seu livro. Ela se considerava uma granada, que mais cedo ou mais tarde , iria explodir e por isso, queria fazer o menos de vitimas possíveis. Mas Gus ganha o coração dela, ele é incrível ! De se apaixonar. HOMEM APRENDAM COM O GUS  .Uma pessoa que transmitia alegria , otimismo. Ele escolhia viver os dias felizes , como se pudesse esquecer , por pelo menos um segundo , a doença. E ensinou isso a Hazel.

Todo mundo me dizia : "Ai esse livro é liiiiiiiiiiiindo, mas é tao triste " . Concordo e discordo. De fato , é uma estoria linda e pura sobre um amor realmente verdadeiro. Mas eu terminei esse livro com ódio . Esse livro , talvez possa ser mais doloroso em algumas partes , para pessoas que já perderam entes queridos por essa doença desgraçada . Em vários momentos é como se eu me desprendesse por alguns instantes do livro e começasse a questionar o porquê de ter perdido meu primo . Perdi minha tia também, a mãe dele. Já se passou um tempo , mas vira e mexe eu imagino meu primo com seus dezoito anos , tirando carta, namorado ... aqui ! Deus ensina que temos que aceitar a vontade dele , mas eu ainda sinto muito por isso =( Toda vez que toco no nome dele para falar a respeito , vem um no na minha garganta e meus olhos se enxem de lagrimas, como agora. Câncer é uma doença sem perdão, é uma droga !!!! Ele interrompe a vida de pessoas que só querem viver , que só querer viver .

Que me perdoem os amantes de A culpa é das estrelas , mas não consigo dizer que o livro é lindo e maravilhoso . Claro que faz a gente refletir de como a vida é rara e enfemera . Ensina dar valor a todo momento respirando e dando graças a Deus pela dadiva de se estar vivo. Por que isso é geral, nenhum de nos sabemos quantos dias ainda temos , não sabemos quanto tempo durará nosso infinito . Ai entra a parte : VIVENDO O MELHOR DA NOSSA VIDA HOJE. É uma frase muito citada no livro e coincidentemente pelo meu pai , ele vive me dizendo isso .

"Senhor, dê me serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que posso , e sabedoria para reconhecer a diferença entre elas" pagina 16


Contudo e apesar de tudo , é um livro que merece ser lido . E é realmente o que se diz na capa : " Você vai rir , vai chorar e ainda vai querer mais " Ansiosas para o filme ?

Termino esse post , com a frase que teve mais significado pra mim. Pode ficar estranho para quem ainda não leu ... Esse foi um livro que verdadeiramente me arrebatou . E que me causou varias reações. Boas e algumas não tao boas.


xoxo

Pin It

Nenhum comentário

Postar um comentário